ENSINO SUPERIOR

Alagoas é o sexto estado com mais faltas no Enade

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 26/11/2018 - 11:30

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alagoas ficou entre os seis estados que mais registraram faltas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorrido neste domingo, 26, em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

De acordo com o Inep, dos 6.162 estudantes inscritos no estado, 5.072 compareceram representando 17,7% de abstenções. Quem liderou o ranking foi o Acre, com 23,5%; seguido por Distrito Federal, com 20,5%; Pernambuco, com 19,6%; Mato Grosso do Sul, com 19,6%; e São Paulo, com 18,6%.

A abstenção registrada em âmbito nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi de 16,2%.

Conforme o instituto, vinculado ao Ministério da Educação, 461,8 mil alunos realizaram provas em 27 áreas do conhecimento. As provas foram aplicadas em estudantes formandos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e em cinco áreas de cursos superiores de tecnologia.

Os exames são aplicados em sistema de rodízio de área de conhecimento. Os grupos de provas são aplicados a cada triênio. No próximo ano, a previsão é de provas na área de saúde, ciências agrárias e quatro outras áreas de cursos superiores de tecnologia.

O gabarito das questões objetivas e os critérios de correções discursivas serão divulgados pelo Inep na próxima quarta-feira, 28. Os resultados individuais do desempenho dos estudantes nas provas e as avaliações dos cursos serão divulgados em 30 de agosto do próximo ano.

O edital de convocação do Enade prevê que os alunos que tenham perdido a prova neste domingo, 25, poderão pedir dispensa do exame. O prazo para solicitação é de 2 a 31 de janeiro de 2019.

A regra do exame estabelece dispensa para estudantes que no momento da prova estiveram trabalhando, realizando algum concurso público ou foram internados ou receberam atendimento médico de emergência.


Encontrou algum erro? Entre em contato